Cera artesanal, pode ou não pode?

Olá, meninas!

Hoje vamos falar sobre cera artesanal.

Se você tem interesse de fabricar produtos de higiene e cosméticos artesanais, como sabonetes artesanais, e cera de depilação artesanal, decisivamente NÃO PRECISA de licença da vigilância sanitária.

Segundo a ABRASSAR  – Associação Brasileira dos Fabricantes de Sabonetes Artesanais: As ceras de depilação feita de maneira artesanal se enquadram no grupo V que estão sob a fiscalização da Vigilância Sanitária.

V – Cosméticos – Produtos para uso externo, destinados à proteção ou ao embelezamento das diferentes partes do corpo, tais como pós faciais, talcos, cremes de beleza, creme para as mãos e similares, máscaras faciais, loções de beleza, soluções leitosas, cremosas e adstringentes, loções para as mãos, bases de maquilagem e óleos cosméticos, ruges, blushes, batons, Iápis labiais, preparados anti-solares, bronzeadores e simulatórios, rímeis, sombras, delineadores, tinturas capilares, agentes clareadores de cabelos, preparados para ondular e para alisar cabelos, fixadores de cabelos, Iaquês, brilhantinas e similares, loções capilares, depilatórios e epilatórios, preparados para unhas e outro.

Porem para produzir produtos artesanais é indispensável comprar matéria prima industrializada, e essas  industrias devem ser regularizadas perante o devido órgão. Assim sendo, produtos utilizados na fabricação de sabonetes, ceras e afins devem ter licença de funcionamento e o referente registro.

Produtos que são fabricados com a utilização da máquinas, esses sim tem a  obrigatoriedade da licença da ANVISA. Os cosméticos artesanais são simplesmente produtos artesanalmente feitos utilizando uma receita.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) possui várias normas quanto as empresas fabricantes de cosméticos, produto acabado em si e não reconhece um produto como cosmético artesanal, conforme a lei 6.360/76.

A fabricação é permitida, mas para a comercialização é obrigatório a regularização da empresa e do produto.

Fonte: http://lucianegranella.webnode.pt/leis-da-anvisa-sobre-cosmetica-natural/

http://www.artesanatobaurueregiao.com.br/?pg=dicas/sabonete

http://lenadepila.blogspot.com.br/2013/08/ceras-de-depilacao-artesanais-e-anvisa.html

https://www.cosmeticaemfoco.com.br/2016/03/fabricacao-de-cosmeticos-artesanais-permitido-ou-proibido.html