TIRANDO DÚVIDAS SOBRE O USO DA HENNA

13151607_10207962512054328_782397543324493589_n

Olá, sou Cláudia Mendes da página do facebook belladonnadepil, esteticista, instrutora de designer de sobrancelhas, do Instituto Embelleze e Projeta Cursos – Salvador/Bahia.

Baseada em algumas dúvidas das minhas alunas sobre o uso da henna, seguem informações importante sobre essa técnica revolucionária com ativos naturais.

As sobrancelhas, são essenciais para a expressão facial. Em uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology comprovou que as sobrancelhas têm participação fundamental no reconhecimento facial. Foi realizado um estudo com rostos modificados digitalmente, com várias celebridades sem as sobrancelhas e alguns sem os olhos e o reconhecimento das celebridades sem as sobrancelhas foi muito mais demorado.

Pesquisas garantem que as sobrancelhas desde o nascimento até sua queda, possuem naturalmente cerca de mil e cem fios – antes de serem depiladas – e cada um deles tem um ciclo de vida em torno de quatro meses. As sobrancelhas merecem cuidado especial e recebem cada vez mais atenção por quem procura melhorar o visual e com toda essa evolução, podemos encontrar em centros de estéticas, os homens, que estão ocupando cada vez mais os horários dos designers de sobrancelhas. Algumas técnicas, inclusive a da henna, podem deixá-las mais belas e saudáveis, até por quem passou por tratamentos invasivos e que enfraquecem os pelos, como o de câncer.

Sabemos que a henna é conhecida por ser um tipo de tintura totalmente natural, entretanto, durante essa pesquisa percebi que algumas tem na sua composição o chumbo. A cor original é a vermelha, mas podemos encontrar nos mercados de cosméticos, hennas de diversas tonalidades e para sobrancelhas há uma diversidade de cores. Essas cores são resultados de outros pigmentos que podem ser sintéticos ou vegetais, porém a que utilizamos na sobrancelhas em pó é basicamente feita de plantas moídas e pigmentos vegetais. No caso de henna para cabelo ela apresenta misturas com pigmentos sintéticos, corante, para intensificar a cor.

Devido a sua composição, a henna além de possuir ação colorante tem propriedades adstringentes, anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana. Os pigmentos da henna são depositados na superfície do fio e tem efeito cumulativo. Dessa forma seu uso é ideal para quem tem cabelos finos, pois, além da coloração aumenta temporariamente a espessura dos fios. (BARSANTI, 2009)

A henna na sobrancelhas, não é com uma tintura normal e portanto não abre cutículas. Ela age por deposição e por esse motivo a durabilidade é de 3 a 7 dias, sendo que em pele oleosa o tempo diminui. Para que esse procedimento tenha maior durabilidade é necessário não ficar esfregando a sobrancelhas e tentar evitar contato com água quente, hidratante ou demaquilante. É sempre bom informar aos seus clientes que todas as hennas ficam pretas durante a aplicação, só após a retirada que deve ser com soro fisiológico ou água mineral, ela adquire o tom desejado.

Como profissional, não indico a henna preta, pois o resultado fica muito artificial na sobrancelha. É sempre bom lembrar que para evitar arrependimentos na técnica da aplicação da henna, esse procedimento só deve ser realizado por um profissional qualificado e com produtos aprovado pela ANVISA.
Bons Estudos!

Fontes:

BARSANTI, L. Dr. Cabelo. São Paulo: Ed. Elevação, 2009.

GUIA FEMININA.Disponível em:<http://guiafeminina.com.br/como-tirar-henna-da-sobrancelha/…> acesso em 29/04/2016

JENIFERAMANDAMAKEUP. Disponível em: <http://jeniferamandamakeup.blogspot.com.br/…/curiosidades-s…> acesso em 30/04/2016

JORNAL CRUZEIRO. Disponível em:<http://www.jornalcruzeiro.com.br/…/tem-sempre-um-modo-de-va…> acesso em 30/04/2016